Notícias

CTB/SE festeja a unidade que elegeu a primeira servidora na presidência do SINTRASE

Fernanda Sanane e Maria Atanasio são as primeiras a comanda o sindicato após 37 anos de existência

 

A sindicalista merendeira escolar, licenciada em Pedagogia, e mãe de três filhos, Fernanda Sanane, foi aclamada como a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase). O cargo de vice-presidenta conta com a executora de serviços gerais de escolas, Maria José Atanasio de Jesus, que tem cinco filhos. Depois de 37 anos de fundação, esta será a primeira gestão da entidade a ser comandada por mulheres.

 

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SE), Aparecido Santos, festejou o processo de unidade e consenso na formação da chapa denominada ‘Força e Resistência para Avançar’: “Essa turma unificou uma chapa única e conseguiu eleger duas mulheres no consenso”.

Aparecido, dirigindo-se a Fernanda, afirmou que o mandato dela terá pela frente um grande trabalho: a luta contra a reforma administrativa que visa desmontar os serviços públicos. Ele ressaltou que “essa categoria de servidores públicos estaduais filiada ao Sintrase tem de estar pulsante nessa batalha, porque a diretoria não dará conta dessa tarefa sozinha”. A presidenta da União Brasileira das Mulheres (UBM), Pureza Sobrinha, também participou da mesa solene e festejou a posse de Fernanda e Maria.

Assembleia e posse

A assembleia e posse da nova direção do Sintrase aconteceram nesta quarta-feira, 22 de outubro, com as presenças de dezenas de sindicatos filiados à CTB/SE.

A mesa da assembleia foi dirigida pelo então presidente do Sintrase, Diego Araújo, ao lado da Comissão Eleitoral da entidade. Após 13 anos como dirigente sindical, sendo 10 como presidente, em discurso de agradecimento e despedida, Diego Araújo citou um poema de Guimarães Rosa que fala da vida e da coragem e correlaciona a coragem com o movimento sindical. Ele fez um balanço do seu mandato e desejou boa sorte à nova presidenta.

 

Intervenção da presidente

Com a presença da família (esposo, irmã, pai, mãe e filhos), Fernanda fez uma intervenção forte e reafirmou sua disposição e coragem “para a luta coletiva e a defesa intransigente dos direitos de todos os servidores”.

 

“A chapa Força e Resistência para Avançar nasce da consciência de que cada conquista – reajuste, plano de carreira, valorização – veio da coragem de lutar. Tivemos conquistas expressivas que marcaram a história, como a Implementação do Plano de Carreira, a reparação de prejuízos históricos (R$ 2 mi em precatórios), reajustes salariais com ganho real e o combate firme ao assédio moral – uma prática nociva. Viemos afirmar compromisso: com a transparência, a luta coletiva e a defesa intransigente dos direitos de todos os servidores. O Avanço buscado é o da valorização, do respeito e do reconhecimento do nosso trabalho. Não iremos nos curvar”, discursou Fernanda.

 

Luta de todos e todas

 

A diretora da Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco/SE), Solange Silva, também prestigiou a solenidade. “É uma honra participar desta posse. Celebramos um momento que engrandece toda a classe trabalhadora: a posse da presidenta Fernanda Sanane. Trazer a voz da maioria feminina à instância máxima de decisão é inteligência e ampliação da nossa capacidade de luta coletiva. Juntas, fortaleceremos pautas específicas e coletivas essenciais para a dignidade de todos: igualdade salarial, combate firme aos assédios morais e sexuais, e a garantia do Estado Democrático de Direito.”

Por Ascom da CTB/SE