Notícias

Afastamento do trabalho por transtornos mentais bate recorde

O número de trabalhadores com transtornos mentais vem crescendo a cada ano no Brasil. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2025 foram mais de 500 mil licenças do trabalho devido a problemas envolvendo a saúde mental, um recorde, que amplia o peso desta modalidade, nos afastamentos concedidos pelo INSS.

Em 2025, os afastamentos por ansiedade e depressão cresceram 15% em relação ao ano anterior e, somados, já formam o segundo maior motivo de afastamento do trabalho no Brasil, atrás apenas das doenças da coluna.

O estudo não divide as ocorrências de doenças por categoria. Mas um levantamento publicado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), em 2025, mostrou que a categoria bancária é uma das que tem o maior número de afastamentos por doenças mentais decorrentes do ambiente de trabalho no Brasil.

Dados da Previdência Social, compilados pela plataforma Smartlab, também mostram que gerentes de banco ocupam o segundo lugar e escriturários o terceiro no ranking de profissionais com mais pedidos de afastamento por transtornos mentais reconhecidos como doença ocupacional (B91) entre 2012 e 2024. O levantamento aponta que o top 5 das categorias com mais afastamentos por saúde mental no período é composto por motoristas de ônibus, gerentes de banco, escriturários de banco, técnicos de enfermagem e vigilantes.

Os números comprovam as denúncias constantes do movimento sindical sobre o ambiente adoecedor nos bancos. Pressão por metas, assédio e sobrecarga de trabalho fazem parte da rotina dos departamentos e agências e reflete diretamente na saúde da categoria. Este deve ser um dos temas centrais da campanha nacional 2026 e os bancários farão uma grande mobilização para garantir melhores condições de trabalho nos bancos.

Fonte: https://feebbase.com.br/site/destaques/afastamento-do-trabalho-por-transtornos-mentais-bate-recorde